terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mais um dia..

Boa noite, hoje tivemos mais um dia corrido nas atividades ligadas ao casarão. Hoje tivemos uma reunião com ele, O prefeito de campos. E como se era esperada sua postura perante a casa continua a mesma, assim como nossa postura e nosso ideal de movimento, ele não declarou apoio e reforçou na constituição o subterfujo para não apoiar uma desapropriação para fins de educação dizendo que não é sua função, mesmo com a nossa reivindicação junto a lei de que a prioridade de uma prefeitura é o ensino primário, mas prioridade não significa exclusividade. Então foi isso que se foi conversado e estamos passando para vocês, amanhã um grupo da casa vai para Niterói no CUV explanar sobre nosso um mês de ocupação.
Gratidão a todos que apoiam o movimento e abraçam nossas causa, enquanto isso o movimento continua!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Novos Horizontes!

Final de semana de debates e discussões sobre o nosso movimento estudantil. Analisamos os pontos positivos e negativos, buscando sempre melhorarmos a cada dia. Muitos devem pensar que o @ME_NF estava " sem força " mas dizemos que é o contrário. Está mais forte do que nunca, se fortalecendo a cada dia, buscando alternativas para o crescimento politico.
Trabalhar na calmaria serve para elaborarmos com maior cuidado nossas ideias. A euforia poderia atrapalhar apesar dela ser o combustivel que move os membros. A euforia foi controlada e canalizada!
Em breve estaremos nas ruas. Mostrando a verdadeira força do movimento e dizendo para o que realmente viemos.

Nesta Quinta (29/10), estaremos organizando a 2ª Cultural da UFF. ENTRADA LIBERADA
3 cervejas por 5 reais até 1h da Manhã!

uma boa semana a todos e até a próxima postagem com maiores informações!

domingo, 17 de outubro de 2010

Paralisação da rede municipal de educação..

No dia 21 de outubro de 2010, a categoria da educação do município de Campos estará paralisando suas atividades por 24 horas, conforme proposta aprovada na Assembléia da categoria, realizada na sede do SEPE Campos no mês de setembro do corrente ano.

A paralisação ocorre em meio ao Fórum de Educação promovido pelo SEPE nos dias 20 e 21 de outubro na Faculdade de Direito de Campos, cujo tema central é GESTÃO DEMOCRÁTICA.. O evento contará com a presença de vários palestrantes como Hiran Roedel (UFRJ), Regina Spiegel (UFRJ), Denise Guterres (SEPE/Madureira) e Vitor Paro ( USP).

No dia 20/10, além das palestras, haverá apresentações culturais e no dia 21 (dia da paralisação) o encerramento será marcado com um ato público iniciado com caminhada da FDC em direção ao Largo da Imprensa onde terá sua culminância.

O ATO PÚBLICO, que marca a paralisação de 24 horas da educação municipal de Campos, estará denunciando a falta de transparência do FUNDEB, as escola municipais rurais fechadas no início de 2010, a carência de professores na rede municipal, a necessidade de convocação dos concursados de 2008 e pela eleição de diretores de escolas.


Prestigie com sua presença!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pré-Vestibular Social!

Olá leitores do nosso blog, com orgulho que dizemos, que o DACOM (Diretório Acadêmico Conceição Muniz) e os demais representantes do MENF, estão organizando para o início de 2011, um Pré-Vestibular Social no Polo da UFF em Campos dos Goytacazes - RJ .
As aulas serão gratuitas e o projeto se voltará para alunos da rede pública que estejam cursando, em 2011, o 3º ano do ensino médio ou já tenham concluído o mesmo.

A escolha dos professores e dos alunos será efetuada através de uma seleção e as inscrições seguem as seguintes datas:


Alunos:
Inscrições de 18/10 até 29/10 das 13h às 17h na UFF Campos, SALA do DACOM (Diretório Acadêmico Conceição Muniz).
Público Alvo: Pessoas que tenham concluído, ou estejam no 3º ano do ensino médio da rede PÚBLICA.
Será cobrada, no ato da inscrição, uma taxa ÚNICA e simbólica de R$5,00.


Professores:
Inscrições de 14/10 até 30/10 pelo email: prevestjcastro@hotmail.com
Dados necessários: nome, telefone, disciplina que pretende lecionar, instituição e curso de graduação.
Disciplinas: Língua Portuguesa, língua estrangeira (ESPANHOL), matemática, química, física, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia.
Pré-requisito: Ser aluno de graduação e ter interesse pela prática docente.
Seleção: 01, 02 e 03 de Dezembro de 2010.


Contamos com a presença de todos!

Movimento Estudantil Norte Fluminense.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Enquanto isso, no Casarão da Justiça...

Hoje, dia 13 de outubro, tivemos um grupo de estudantes representando o MENF na seção da câmara dos vereadores de Campos dos Goytacazes. Logo no início da plenária, foi nos dado direito de fala, o que foi visto a princípio como ruim, pois a seção estava vazia. Tanto de munícipes quanto de vereadores. A fala foi breve mas ampla, falando de modo geral das questões de ocupação, jurídicas, apoios e desmistificação de algumas reportagens caluniosas de um jornal local. Fomos ouvidos, com a fala posterior, apoiando o movimento, do presidente da câmara, Rogério Mattozo. A vereadora Odisséia, que ta em contato conosco ainda falou sobre o assunto, o que gerou, entre os vereadores, uma discussão.
Em alguns momentos, argumentos agressivos eram relacionados à nossa ocupação, sendo atribuído o caráter de invasão à propriedade privada. No término da seção, falamos com um vereador que se mostrou flexível nessa questão de dar apoio e falamos com ele sobre a diferença entre invasão e ocupação, onde ele se mostrou ainda mais flexível na luta política de apoio. E os vereadores que fizeram críticas pouco baseadas em fundamentos verídicos/jurídicos tiveram um argumento até mesmo de criminalização do movimento social.

No final de tudo, ao sairmos, fomos entrevistados por um jornalista de um jornal local que cobre os assuntos da Câmara Municipal. As perguntas feitas deram margens para respostas transparentes e amplas da situação do movimento. Uma delas foi o saldo que tirávamos da ida hoje à Câmara. E claro, respondemos que o saldo é positivo, pela junção de forças políticas. A matéria sai nessa quinta feira no jornal Folha da Manhã.

E paralelamente com assuntos políticos, começamos ontem oficinas de teatro com o grupo Caixola de Baco, com a interação de pessoas do grupo com pessoas aqui do casarão. E hoje, na quinta-feira, 14, teremos o viradão teatral do casarão, das 22:00 as 05:00 do dia seguinte. Estão todos convidados.

E por hoje é só pessoal. A #Luta continua. Caminhando em conjunto vai-se longe. E aqui fica uma mensagem de apoio do Vinícius Antunes ( Mano Vinicin ), estudante do 1° período de Geografia UFF/Campos:

Sabe quando você olha para algumas pessoas e percebe um certo brilho nos olhares?
Sentimento de união, amizade e companheirismo se fazem presentes, da forma mais pura que existe, havendo respeito mutuo e dedicação.
Aos poucos, percebemos o crescimento de cada um dentro do movimento, mesmo daqueles que participam de uma forma mais reservada. Crescemos como pessoa, como humanos, aprendemos que olhar ao próximo e estender a mão não deve ser visto como uma obrigação, mas sim como algo que trás satisfação, orgulho... tal orgulho que está presente a cada vitoria que conquistamos e com isso a motivação para continuarmos firmes e fortes aumenta gradativamente, a alegria se torna contagiante diante de sorrisos sinceros.
Esperamos e acreditamos que essa chama nunca se apagará, mesmo que se torne uma pequena brasa. Ainda existirá fé e esperança para continuarmos lutando. Sempre!

domingo, 10 de outubro de 2010

"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável".(Mahatma Gandhi)

Nosso Casarão...


A todos que participaram desse mutirão, quarta feira 06/10/2010 ,nossos sinceros agradecimentos.
Que continuemos unidos e na luta.
(Alguns registros do momento)









































sexta-feira, 8 de outubro de 2010

“No circo dessa vida o palhaço é o que mais chora”

Foi publicada uma matéria no blog URGENTE (www.urgente.blogspot.com) sobre uma luta similar a do movimento Estudantil, os universitários da UFF - Rio das Ostras. Decidiram se unir e fazer um protesto pacífico e bem humorado. Vale conferir...
http://urgente.blogspot.com/2010/10/estudantes-da-uff-de-rio-das-ostras.htmlrao

Estudantes da UFF de Rio das Ostras protestam por melhores condições de ensino
Na última quarta-feira, dia 29, os alunos do Pólo Unviersitário de Rio das Ostras da UFF, fizeram uma manifestação em praça pública para exigir melhores condições de ensino.
Segundo uma aluna "A situação no Pólo está ficando crítica cada vez mais: não há espaço para todas as turmas; estudamos em conteiners (salas de aula improvisadas que só o custo de cada é de 1.900,00 e temos dezenas deles espalhados pelo Pólo - inclusive guardando material que não pode ser utilizado por falta de espaço); a biblioteca não tem mais para onde expandir e não conta com os livros necessários; não há bandejão e a alimentação dentro do Pólo não atende à todos devido ao seu alto valor", entre outras coisas.
Há, inclusive, um projeto de prédios para serem construídos (Bloco A e B) em mãos, aprovados em todas as instâncias deliberativas, e inclusive parte do dinheiro em caixa. Porém, a construção depende de uma assinatura do prefeito, coisa que os alunos já aguardam há dois anos. A situação pode fazer com que não haja vestibular este ano para a criação de novas turmas.

"O palhaço não sou eu, mas sim esta sociedade monstruosamente cínica e tão ingenuamente inconsciente que joga ao jogo da seriedade para melhor esconder a loucura".

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vovozona do Movimento Estudantil


Uma senhora doce e carismática que simplesmente nos apaixonamos. Presente em alguns momentos do movimento Estudantil resolveu escrever, como forma de apoio. Venho aqui expor este carinho e orgulho fornecido á nos.


“Casa abandonada”

Casa abandonada?
Ou mal assombrada?
Que nada!
Aqui esta uma mansão das mais lindas desta Cidade de Campos dos Goytacazes!
Aqui existiram vidas vividas da grande elite, onde foi construída família em uma vida de alto nível social.
Destas paredes fortes onde abrigou o futuro, quantas historias poderiam contar!
Fico emocionada em escrever sobre o passado, que morreu na escuridão do tempo, mas sei também, com certeza, que aqui entre estes aposentos que o tempo não pode contar a historia de paixões, lágrimas, risos e muita alegria e beijos cheios de emoção!
Um dia talvez possamos conhecer a historia desta linda casa abandonada, que seja bela como ela!
Hoje aqui, pela força do meu pensamento, vejo jovens cheios de ideais, esperança e muita alegria, trazendo de volta a vida para esta casa, que daqui para futuro jamais haja abandono e tristeza!
Meus jovens, em respeito pelos que aqui já habitaram, sejam sempre responsáveis por esta atitude digna de vocês. Daqui estão construindo o seu novo lar.
Que o amor, amizade e respeito reinem sempre entre vocês!
Sejam felizes neste ninho que os acolhe!

Jesus os abençoe!

Edely. 07/10/2010.


sábado, 2 de outubro de 2010

Algumas repercussões do Movimento Estudantil em Campos:

Saiu também:

  • Na Folha da Manhã, O jornalista Aluysio Cardoso Barbosa divulgou em sua coluna diária (Matéria do dia 29 de setembro) sustentando infundadas afirmações sobre o nascente movimento estudantil de Campos. Este afirmou como "preocupante" a ocupação promovida por nos universitários na casa localizada na esquina da Rua Visconde do Itaboraí com a Rua José do Patrocínio. Todavia, o jornalista em pauta não procurou o movimento estudantil, caindo inevitavelmente no pré-conceito pouco ou nada inserido com a realidade do movimento.
  • Uma reportagem da INTER TV, afiliada da rede Globo: http://www.youtube.com/watch?v=sPOtS9uWeTw

    A mídia ou parte dela, pode até ocultar ou desmerecer nossa causa, porem continuaremos tentando mostra o real motivo que nos faz permanecer no casarão: a assistência estudantil. De nada vale a democracia, se não temos o que é nosso de direito!
    Com respaldo na Lei Constitucional Art. V inciso XXIV, ocupamos esta casa com a necessidade de viabilizar a propriedade, que não cumpria com sua função social, tendo em vista sua utilização como, alojamento e casa de passagem para estudantes, restaurante universitário (bandejinha), pré-vestibular social e espaço cultural. As contestações para prováveis ações de reintegrações de posse serão prontamente confeccionadas. E querendo explicitar, o que é chamado nas notas de "invasão" nós chamamos de "ocupação”. Invasão e ocupação são coisas distintas, invasão é uma espécie de esbulho possessório que deve ser prontamente combatido, ocupação é o ato-fato de ingresso em imóveis abandonados pelos proprietários e, portanto, desprovidos de qualquer função social. Os direitos não são coisas em si, mas senão meios que viabilizam a vida é a dignidade da pessoa humana, os dois mais importantes bens que uma pessoa pode titularizar.

    Venhamos agradecer o apoio social que estamos recebendo, moradores, profissionais de diversas áreas, aos professores de escolas e faculdades, os órgãos D.H, SIMPRO, SEPE, SINASEFE, a reitoria e a diretoria da UFF. As doações que chegam de toda parte. E principalmente , aplaudir a união dos estudantes que ocupam o casarão.

Obrigada a todos que nos apóiam e visite-nos, assim, poderemos mostrar o que somos e o que queremos de verdade.