segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Noite do Vinil!


Dia 1º de Dezembro, essa Quarta, às 22h

A primeira edição da Noite do Vinil promete destacar vários seguimentos da musica brasileira e internacional.Traga seu vinil e ajude a compor nossa noite



Local: "Casarão Pré Colonial Mal Abandonado" =)
Valor: 0800 Total

Matéria no Agência Nacional das Favelas

"Em entrevista exclusiva concedida ao nosso correspondente, jornalista Weliton Silva Barbosa (aluno do ensino médio do IFF/Campos dos Goytacazes), membros do Movimento Estudantil Norte Fluminense (@Me_NF) falam de sua experiência e mandam um recado aos estudantes de todas as favelas e comunidades carentes da América Latina."

Clique no título para acessar a matéria completa no sítio da Agência Nacional das Favelas.

Descontração!

Uma presença importante


Recebemos, nesse Domingo, a visita da Senhora Elvia Barreto de Salles Parente , antiga moradora do casarão na década de 1950, e na qual passara boa parte de sua vida. Sua presença nos emocionou , e suas palavras de apoio nos motiva ainda mais em nossa permanecia na ocupação, e conseqüentemente a resistir em nosso protesto por assistência estudantil e politização dos estudantes.
“Sucesso pra vocês”, disse a Família Salles Parente. Como resposta, agradecemos profundamente ao carinho que recebemos. E declaramos orgulho por estarmos engajados em uma luta legitimada pelo reconhecimento de tantas pessoas, que já se mostraram entusiastas de nosso Movimento., inclusive vizinhos, professores e a própria Dona Elvia.

domingo, 28 de novembro de 2010

Parabéns a todos!


Bem como foi festejado com muito louvor pelos moradores da casa queremos transmitir aqui nossa felicidade com a data do dia 26/11/2010, pois passados dois meses de ocupação ainda conseguimos olhar nos nossos olhos e enxergar a gana, a vontade e a necessidade de se continuar na batalha pela assistência estudantil. Com toda a certeza foram dois meses nada fáceis, passamos por situações bem adversas, tetos caíram, chuvas caíram, porém nós permanecemos de pé! e de pé em pé fomentando a nossa evolução que é sincera, com certeza nós não somos os mesmos desde que ocupamos a casa, bem como dizia Chico Science: "Um passo a frente e você não está mais no mesmo lugar" e nós seguimos a risca isso, estamos em constante evolução em constante aprendizado, afinal se isso é um movimento estudantil somos todos aprendizes, aprendizes dessa vida. Fazendo uma retrospectiva quantas coisas nós não conquistamos, hoje em dia se funciona um "Bandejinho", temos uma casa de passagem, temos um local para discussões e movimentações de Centros Acadêmicos, e uma casa de Cultura onde se fizeram diversos eventos de exposição cultural. E COM TODA A CERTEZA NÓS NÃO FIZEMOS ISSO SOZINHOS! E O APOIO E O ESFORÇO DE TODOS QUE TORNOU POSSÍVEL O QUE MUITOS CONSIDERAVAM IMPOSSÍVEL! e nesse dia que para nós é em demasia especial queremos agradecer a todos que participam da construção de uma universidade democrática, ou melhor de uma sociedade democrática, muito obrigado a todos! nossos corações estão cheios de gratidão, porém ainda não estamos satisfeitos e muito menos a luta terminou, pelo contrário ela está apenas começando e para a perpetuação desse movimento é necessária a mesma gana que se faz presente, que nosso fogo nunca se apague e que além disso que todos se sintam aquecidos pelo nosso fogo e além disso que todos se sintam parte desse fogo! ENTÃO MUITO OBRIGADO A TODOS OS QUE PARTICIPAM DESSE MOVIMENTO! E MUITA FORÇA PARA TODOS QUE CONTINUAM ACENDENDO ESSA CHAMA!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Enquanto isso no Brasil..

Escola do MST recebe melhor nota do Enem

Por Altamiro Borges

Nos últimos dias, a mídia demotucana tem feito um grande alarde contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Devido a falhas lamentáveis em algumas provas, ela decidiu transformar o assunto na sua primeira bandeira de oposição ao futuro governo Dilma Rousseff. De quebra, ainda presta um serviço à poderosa indústria do vestibular e às faculdades privadas. O Grupo Folha, dono da gráfica que imprimiu as provas irregulares, é um dos que mais fustiga o Enem.

Com sua cobertura enviesada e manipuladora, a mídia omite fatos curiosos do Enem. Um deles, que ela nunca divulgaria, é que a Escola Semente da Conquista, localizada no assentamento 25 de Maio, em Santa Catarina, foi o destaque do Exame Nacional em 2009, conforme noticiado na página oficial do Enem. Ela ocupou a primeira posição no município, com nota de 505,69.

Semente da Conquista

Nesta escola estudam 112 filhos de assentados, de 14 a 21 anos. Ela é dirigida por militantes do MST e os professores foram indicados pelos próprios assentados do município de Abelardo Luz, cidade com o maior número de famílias assentadas no estado. São 1.418 famílias, morando em 23 assentamentos. A primeira colocação no Enem foi comemorada pelas famílias de sem-terra.

A mídia, porém, nada falou sobre esta vitória. Segundo o sítio do MST, “essa conquista, histórica para uma instituição de ensino do campo, ficou fora da atenção da mídia, como também é pouco reconhecida pelas autoridades políticas de nosso estado. A engrenagem ideológica sustentada pela mídia e pelas elites rejeita todas as formas de protagonismo popular, especialmente quando esses sujeitos demonstram, na prática, que é possível outro modelo de educação”.

“A Escola Semente da Conquista é sinal de luta contra o sistema que nada faz contra os índices de analfabetismo e êxodo rural. Vale destacar que vivemos numa sociedade em que as melhores bibliotecas, cinemas, teatros são para uma pequena elite... Mesmo com todas as dificuldades, a escola foi destaque entre as escolas do município. Este fato não é apenas mérito dos educandos, mas sim da proposta pedagógica do MST, que tem na sua essência a formação de novos homens e mulheres, sujeitos do seu processo histórico em construção e em constante aprendizado”.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Gostariamos de agradecer aos apoios que nós recebemos para a concretização do evento sobre Consciência Negra na sexta feira passada, 19 de novembro, citando aqui os apoiadores. Agradecemos à Professora Elis Miranda, pelo debate politizado sobre a Importância do Negro na Construção Sócio-Histórica do Brasil, O prof. Marco Malagodi pelo transporte da banda Bandeira Negra, à própria banda , por fazer a Bandeira Negra tremular na Planíce Goitacá, ao Sepé, pelo audiovisual e o Toninho, pelo empréstimo do material e ao DCE da UENF - Darcy Ribeiro, que é uma organização que faz luta com muita força e dedicação ideológica. Organização essa que faz uma luta que é coerente. Melhorias das condições de ensino e aprendizagem na universidade é hoje uma luta singular dentre as várias instituições nacionais. Damos o nosso total e irrestrito apoio aos camaradas. A a #Luta continua.

Deixamos aqui a nossa contribuição para o crescimento da luta do UENF :


E é isso. O movimento como sempre, em movimentação frenética. #Luta

Fotos do dia da consciência negra!




Cenário preparado esperando os artistas.

Casa cheia na hora da palestra.


Professora Elis Miranda, falando sobre a importância no Negro para a formação sócio-histórica do Brasil

Peça "Domesticados" dirigido pelo grupo Caixola de Baco.

A peça agradece a presença de todos, que orgulho.

O pessoal compareceu mesmo, essa função a casa cumpriu

Nós do MENF agradecemos a todos os que se fizeram presente nessa nossa humilde forma de não deixar passar em branco uma das datas mais importantes do nosso calendário, o feriado que nos faz refletir sobre uma série de preconceitos, nós gostariamos de agradecer a "Fundação Zumbi dos Palmares" além de todo o apoio que nos foi dado. E esperem que de onde veio isso sempre vem mais.

Movimento estudantil do Norte Fluminense.





terça-feira, 23 de novembro de 2010

Domesticados!

É isso ai galera! devido ao grande sucesso da peça " Domesticados", nesta quinta feira dia 25 haverá outra apresentação da peça produzido pelo grupo Caixola de Baco em parceria com o MENF.

Domesticados

" Em pleno século XXI as mazelas da servidão e escravatura ainda recaem sobre os ombros do povo que, com seus braços, ensangüentados e em riste, ergueram as bases do Brasil, o povo Negro. Domesticados, um espetáculo de Victor Santana, Diego Fraga, Luisa Leão e Rafael Gomes Scheiner, trata dos resquícios e seqüelas da estrutura escravocrata e pré-conceituosa, que ao contrario do que se pensa, ainda persiste e perdura na sociedade atual. Maria Silva, uma negra nordestina, abandonada pelas mazelas da fome do sertão nordestino, torna-se domesticada pela servidão no lar e pelo trafico de prostituição. Maria, lesada, subjugada, é privada de sua liberdade por Madame Castela, uma proeminente cafetina espanhola, que a mantém como uma mercadoria viva em seu prostíbulo na Espanha. Luiz, um brasileiro militante dos movimentos sociais, que mora na Espanha, apaixona-se por Maria e compadece-se de sua história, e pela força de seu espírito de luta e inquietação empenha-se na tarefa de fazer valer os direitos básicos do ser humano, dos quais Maria é violentamente privada. "



Será as 21h! Então não se atrasem para garantir seu lugar e prestigiar a peça.

esperamos todos presentes!

MENF & Caixola de Baco

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CinePitaco no Casarão

Em parceria com o CEP 28, projeto da Universidade Federal Fluminense, no dia 23 de novembro, terça-feira próxima, estaremos apresentando o filme "Quase Dois Irmãos", as 14:00 aqui na sede do ME_NF, no Casarão Pré-Colonial Mal-abandonado.










E após a apresentação, teremos um debate sobre o filme. Serão todos bem vindos.



#Luta e #Cultura

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Homenagem à Consciência Negra





Nos dias 18 e 19 de novembro, o Movimento Estudantil Norte Fluminense estará realizando um evento em homenagem à Consciência Negra, relembrando a importância que o povo negro tem para a luta libertaria.

No dia 18, ocorrerá um show,com as bandas "Bandeira Negra" e "Diversatividades", no pátio em frente ao DCE da UENF-Darcy Ribeiro. Começará às 22:00, entrada gratuita.

E no dia 19, o evento acontecerá no #Casarão em frente a Praça Alzira Vargas.

Programação:

8:30 -> Oficina de Capoeira

10:30 -> Documentário (a decidir )

12:30 -> Almoço

15:00 -> Palestra com componentes do movimento social 'Zumbi dos Palmares'.

16:00 -> Filme - "Quanto vale ou é por quilo?" ( Sérgio Bianchi, 2005)

17:30 -> Debate com Elis Miranda sobre: "A Importância do Negro na Formação Sócio Histórica do Brasil"

20:00 -> Espetáculo Teatral com o Grupo Caixola de Baco e moradores do #casarão - "Domesticados"

Domesticados

" Em pleno século XXI as mazelas da servidão e escravatura ainda recaem sobre os ombros do povo que, com seus braços, ensangüentados e em riste, ergueram as bases do Brasil, o povo Negro. Domesticados, um espetáculo de Victor Santana, Diego Fraga, Luisa Leão e Rafael Gomes Scheiner, trata dos resquícios e seqüelas da estrutura escravocrata e pré-conceituosa, que ao contrario do que se pensa, ainda persiste e perdura na sociedade atual. Maria Silva, uma negra nordestina, abandonada pelas mazelas da fome do sertão nordestino, torna-se domesticada pela servidão no lar e pelo trafico de prostituição. Maria, lesada, subjugada, é privada de sua liberdade por Madame Castela, uma proeminente cafetina espanhola, que a mantém como uma mercadoria viva em seu prostíbulo na Espanha. Luiz, um brasileiro militante dos movimentos sociais, que mora na Espanha, apaixona-se por Maria e compadece-se de sua história, e pela força de seu espírito de luta e inquietação empenha-se na tarefa de fazer valer os direitos básicos do ser humano, dos quais Maria é violentamente privada. "



O ME_NF convida a todos para o Evento. Contamos com a doação voluntária de Livros Didáticos ou Não-Didáticos para a construção de nossa Biblioteca Comunitária.


#Luta

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Em moção aprovada em reunião geral, a União Nacional dos Estudantes, declara estar apoiando a luta do ME_NF pela assistência estudantil em Campos.

" A luta dos estudantes do Norte Fluminense vai muito além da ocupação de uma residência cuja função social deixou de existir.

Em meio à expansão do ensino público universitário, característica dos últimos oito anos, torna-se necessário discutir temas aliados a democratização do acesso ao ensino superior, como por exemplo, a democratização da permanência."

Esse apoio reafirma a expressão do ME_NF fora de Campos. Agradecemos a UNE pelo apoio.


@ME_NF