quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Que Coisa

Não é de hoje que os movimentos sociais,os movimentos estudantis, e organizações políticas que representam as massas, são efetivamente combatidos por boa parte da mídia. Essa recriminação naturalizada durante anos, é um instrumento classista de coerção social que condiciona, aos menos preparados, o papel de espectadores sociais. Paralelo a isso vemos a imposição ideológica ditada por essa mesma elite de coronéis modernos que selecionam a noticia de acordo com seus interesses, subestimando a inteligência de nossa população.
Sobre a publicação do ultimo sábado na coluna do senhor Aluysio Barbosa (FOLHA DA MANHÃ) no qual suas criticas acusam a nós estudantes de sermos SEM TETO, nós dizemos que não! O MENF é representado hoje, por estudantes e artistas que possuem residência e família, todos, sem exceção. Porem, sofremos o peso das dificuldades de nos manter na cidade de Campos sem condições oferecidas pela universidade, que apesar de sofrer um processo de expansão, ainda não oferece meios de manutenção do estudante na instituição publica. Nós reivindicamos melhores condições de ensino, assistência estudantil, aliado ao protesto contra os imóveis abandonados na cidade de Campos.

O que acontece é que há uma inversão de valores! A critica que deveria ser referida aos casarões abandonados na área urbana da cidade, e que evidentemente estão em condições irregulares, sendo foco de violência, é direcionada a nós estudantes que temos dado funcionalidade cultural à casa .Nós denunciamos a situação desses imóveis negligenciados pela opinião publica ! Essa é a verdadeira denuncia que deve ser feita, pois mostra a raiz de muitos problemas da nossa cidade. Ao contrario de indagações minimalistas do tipo “grafite e pichações” que alias são coisas distintas, diga-se de passagem. Nós grafitaremos sim. A arte popular, como o grafite, continuara sendo uma de nossas bandeira culturais, queira os colunistas esquizofrênicos, ou não!

Nós, estudantes, não somos “sem teto”, marginais, inconseqüentes... Somos cidadãos de bem que arcam com suas responsabilidades, e que estão indignados com a condição degradante ao qual nossos direitos são alienados e transgredidos. E não nos calaremos, e nem nos rebaixaremos a meros espectadores sociais. E ao senhor Aluysio, aconselharemos, já que tem um veiculo importante de comunicação local em mãos, que se dedique a denunciar coisas realmente graves como o abandono criminoso de propriedades por toda a cidade, e não mais denunciar um movimento social que tem comprometimento com o bem público social, e com a permanente luta pela ampliação dos direitos dos estudantes.


Gostaríamos de mandar saudações aos jornalistas que valorizam a cultura teatral, a literatura, a música e ainda aos fatos importantes da cidade ligados a movimentos sociais, esses merecem nosso respeito.

4 comentários:

  1. Acho que agora deu pra esclarecer muita coisa pra quem não enxergava o real sentindo do movimento. O problema é que sempre vai ter um cego que não quer ver!

    ResponderExcluir
  2. Putz esse post ficou muito bom mesmo. Foi uma resposta direta a manipulação da midia ao povo. Acho que é isso ai galera: seguir na luta sem abaixar a cabeça pra quem quer que seja. Sabemos do nosso potencial e objetivo.
    A favor sempre da Justiça social, contra a criminalização dos Movimentos Sociais. Vamos Sacudir Campos!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resposta. Espero que o Sr Aloysio acompanhe o nosso blog, mesmo sabendo que se isso fosse feito por ele, não sairia taaanta asneira daquele jornal. Pela democratização dos meios de comunicação, pela responsabilidade social dos veículos de comunicação e pelo fora PIG. Não aguentamos mais ver-nos marionetes de vocês! Fora!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela opinião embasada e muito bem redigida!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem